FAIL (the browser should render some flash content, not this).

Para que serve um Mapa Astral?
Um Mapa Astral serve para dar informações da influência dos astros sobre todas as formas de vida existentes em nosso planeta. Há vários tipos de Cartas Astrais. O mais famoso e usado em Astrologia é o Mapa Natal, que é a Carta Astral do nascimento de uma pessoa. Basicamente informa quais são as nossas principais características na forma com que percebemos a vida como um todo. A Astrologia nos diz que as pessoas não tem qualidades nem defeitos: elas tem características. Qualidades ou defeitos são as maneiras como as pessoas usam as suas características. A utilidade do Mapa Natal é a de, basicamente, informar quais são essas características.

Horóscopo é a mesma coisa que Astrologia?
Respondendo sucintamente, vamos decompor cada uma dessas duas palavras: Horóscopo compõe-se de Horos = hora + Scopus = visão, ou seja, visão da hora. Costuma-se usar modernamente a expressão Carta Astral, ou Mapa Astral em lugar de Horóscopo. Astrologia compõe-se de Astro = astro + Logia = estudo, ou estudo dos astros, neste caso na parte específica da influência dos astros sobre a vida na Terra, e mais direcionada hoje em dia para o comportamento humano. Assim sendo, verifica-se que o termo Astrologia é muito mais abrangente.

Posso ver o meu futuro pelo Mapa Astral?
Não. Você pode ter uma idéia de que áreas ou departamentos de sua vida estarão em destaque em determinada época futura, e isso sob a forma de tendências genéricas e não de profecias. A Astrologia não tem o poder de profetizar, como muitos erroneamente acham. Aliás reside aí um dos principais pontos de controvérsia e desinformação entre os defensores e os detratores da Astrologia. Mesmo assim, as chamadas Previsões Astrológicas são um útil meio de obter informações para planejar o futuro de cada um, e cada vez mais e mais pessoas procuram os Astrólogos para fazerem as suas previsões.

Estive em uma palestra e ouvi falar em Sinastria. O que é isso?
Sinastria é o estudo comparativo entre dois Mapas Natais, para verificar as facilidades e dificuldades de qualquer tipo de relacionamento, seja ele familiar, conjugal, comercial ou social. A Sinastria não indica por exemplo, numa análise para fins de relacionamento romântico, se os componentes de um determinado casal se amam ou se serão felizes. Apenas indica se eles tem ou não facilidade de conviverem harmoniosamente no caso de decidirem juntar as suas vidas um ao lado do outro. Sabendo por antecipado quais são as dificuldades dadas pela maneira diferenciada de cada um em perceber e viver a vida, fica mais fácil aos dois procurarem conscientemente se adaptar às características de seu respectivo parceiro ou parceira. O mesmo se dá em relação aos outros tipos de relacionamento.

Como posso saber se o signo de meu namorado combina com o meu?
A coisa não é assim tão simples. Em primeiro lugar, em nosso Mapa Natal, todos nós temos os 12 Signos, cada um vibrando num departamento específico de nossas vidas. Por outro lado, em questões românticas, a Astrologia classifica o amor como a resultante de quatro componentes específicas, a saber: atração física ou sexual, atração intelectual, complementação do casal e convivência. Para analisar esses componentes, é necessário fazer uma Sinastria, que é um estudo astrológico comparando as duas Cartas Natais dos namorados para analisar as facilidades e dificuldades desse relacionamento.

Não sei a hora em que eu nasci. Tenho como fazer o meu Mapa Natal?
A cada 4 minutos de tempo, gira 1 grau na roda do Zodíaco. Assim, verifica-se que é muito importante saber a hora exata do nascimento de uma pessoa. Mas nos casos em que a pessoa não tem essa informação, se a mesma tiver datas de acontecimentos importantes de sua vida tais como: data de casamento, de separação, de nascimento de filhos, de cirurgias, de grandes viagens, de formatura, de compra de imóveis, de falecimento de parentes chegados, etc., é possível ajustar com uma razoável certeza estatística, a hora provável de nascimento. Mas é necessário um Astrólogo experiente para fazer esse tipo de trabalho.

O Mapa Astral pode fazer uma projeção para os próximos meses de minha vida?
Sob a forma de tendências e não de profecias, sim, pode fazê-lo. Chamamos as técnicas utilizadas para esse fim de Previsões Astrológicas. Há varias técnicas que permitem extrair informações úteis e interessantes. As mais usadas são as Progressões, os Trânsitos e as diversas Revoluções (Solar, Lunar, de Mercúrio, de Vênus, etc.). As Previsões são muito úteis para nos ajudar a antecipadamente planejar e tomar decisões importantes na vida.

Sou gêmeo, e completamente diferente de meu irmão. Por que isso, se nascemos no mesmo dia, hora e local?
Bem, permita-me discordar em um ponto de sua informação. Em verdade, vocês não nasceram na mesma hora. Um de vocês é mais velho, pois os dois não nasceram exatamente no mesmo momento. Um saiu do ventre materno antes do outro. E a cada 4 minutos de tempo gira um grau na roda do Zodíaco. Digamos que você tenha nascido numa determinada hora e o seu irmão poucos minutos antes ou depois. Vocês podem pensar e sentir da mesma forma, mas a Personalidade de cada um, que é a forma de agir, ou dito de outra maneira, como vocês se mostram às pessoas, pode ser totalmente diferente um do outro. E é isso que pode causar essa confusão que você está sentindo. Uma análise acurada dos dois Mapas Natais, poderia estabelecer as semelhanças e as diferenças básicas entre você e seu irmão.